Nota a favor das eleições limpas, sem mencionar Bolsonaro, foi divulgada pelo governo britânico nesta tarde
Depois das manifestações dos Estados Unidos, tanto pela Embaixada no Brasil, como pela Casa Branca, o governo britânico também publicou uma nota sobre as eleições eletrônicas brasileiras. No texto divulgado hoje (21) à tarde, a Embaixada Britânica afirma que o Brasil “conta com instituições sólidas e transparentes”.
A repercussão nacional e internacional acontece desde a segunda-feira, quando o presidente Jair Bolsonaro (PL), mentiu sobre o processo eleitoral durante uma reunião, na segunda-feira (18), convocada por ele no Palácio da Alvorada com diplomatas estrangeiros.
Bolsonaro colocou em xeque o sistema e aproveitar para desacreditar instituições brasileiras, como o Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral. A fala transmitida ao vivo pela TV Brasil, deverá ter reflexos na área jurídica e política.
Nota da Embaixada Britânica sobre eleições no Brasil
Esta semana tem sido marcada por um amplo debate público sobre o sistema eleitoral brasileiro. Acreditamos na força da democracia do Brasil, que conta com instituições sólidas e transparentes.
Em eleições passadas, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas se mostraram seguras e passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência.
Reafirmamos nossa confiança no bom funcionamento do processo democrático do Brasil e esperamos que todo o país esteja comprometido com o respeito à democracia por meio de eleições livres e justas.
Quem for escolhido pela nação brasileira poderá contar com o Governo Britânico para fortalecer as relações bilaterais e a amizade entre os dois povos.