DF tem 10% dos candidatos que foram ou são militares

PMDF novos policiais desfile
Corporação militar do Distrito Federal deve evitar a política partidária na caserna/Arquivo/Agência Brasília
Compartilhe:

Levantamento foi divulgado hoje pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Por Misto Brasília – DF

O número de policiais candidatos nas eleições gerais do Brasil cresceu 27% em relação às eleições de 2018. Em 2022, foram registrados 1.866 candidatos oriundos das forças de segurança pública e defesa contra 1.469 em 2018.



No caso dos candidatos oriundos das Polícias Militares, observa-se um crescimento de 8,8% em relação a 2018.

O Amazonas e o Distrito Federal têm a maior proporção de candidatos. São 11,3% no Amazonas e 10,1% das candidaturas no DF, de acordo com o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Somente para a Câmara dos Deputados, dos 203 candidatos que pediram registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 15 são militares, de acordo com levantamento do Misto Brasília.



Se as 1.866 candidaturas forem separadas por corporações, a grande maioria é composta por policiais militares (807), seguidos pelos policiais civis (188). As demais ocupações consideradas são bombeiro militar (117), militar reformado (245), membro das Forças Armadas (60) e outras ocupações (449) – os últimos foram aferidos pelo nome de urna do candidato.

“Ruim é a radicalização partidária e ideológica desses profissionais e a politização das instituições policiais, como se elas fossem propriedade desse ou daquele grupo de pressão e/ou político”, diz o diretor-presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima.

 

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas