Claudilson Bastos, do Sabin, explica que no inverno a transmissão de doenças virais é bem grande
Por Misto Brasília – DF
O infectologista do Sabin Medicina Diagnóstica, Claudilson Bastos, disse que medidas simples podem evitar as doenças virais. “Uma delas é o uso de máscaras cirúrgica é uma barreira para gotículas de saliva e secreções e, consequentemente, para transmissão de algumas infecções das vias áreas superiores. Álcool em gel e distanciamento social dentro possível, também são importantes”.
Além de um cuidado redobrado com a hidratação corporal, por meio da ingestão de líquidos, o médico ressalta a importância de evitar ambientes com excesso de umidade ou com a presença de mofo.
“Embora o sistema respiratório humano disponha de um complexo mecanismo de defesa contra agentes nocivos externos, algumas vezes, suas barreiras são vencidas e é assim que surgem as doenças”, afirma o médico. De acordo com pesquisa realizada pela Organização Mundial da Alergia (WAO), 40% dos casos de rinite alérgica estão relacionados ao mofo.
“A gripe, causada pelo vírus influenza A e B, é uma das doenças mais incidentes na população neste período do ano. A Covid-19 também ainda está presente. Por isso, é fundamental que as pessoas tomem as vacinas disponíveis para sua faixa etária”, completa o médico.

























