A lista tríplice foi escolhida hoje após uma votação eletrônica entre os membros do Ministério Público
Através de um sistema de votação eletrônico e virtual, os membros do Ministério Público do Distrito Federal escolheram hoje (08) três nomes para compor a lista tríplice para o cargo de procurador-geral de Justiça.
Eles serão submetidos ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que poderá escolher um dos nomes ou outro procurador que não foi apresentado na lista. Tradicionalmente a escolha recai sobre um dos três nomes.
De acordo com a assessoria do Ministério Público do Distrito Federal, o mais votado foi Demerval Farias, que recebeu 234 votos. Logo em seguida aparece Georges Seigneur, com 227 votos e Wagner Castro, com 139 votos. A escolha poderia recair sobre três nomes. Veja como foi o resultado.
Atualmente quem comanda o MP é a procuradora de justiça Fabiana Costa Oliveira Barreto. O mandato do procurador-geral de Justiça é de dois anos, permitida a recondução por uma única vez.
Resumo do currículo de cada candidato
Dermeval Farias Gomes Filho é promotor de Justiça desde 2004. Já atuou em Promotorias de Justiça Criminal, do Júri, de Execução Penal, de Defesa da Educação e da Fazenda Pública. Já foi membro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Atualmente é promotor de Justiça Criminal em Ceilândia.
Georges Moreira Seigneur é promotor de justiça desde 2002. Já atuou nas promotorias do Tribunal do Júri, Criminal e Fundações Públicas. Atualmente, é chefe de gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça do DF.
Wagner de Castro Araújo é promotor de Justiça desde 1998. Já atuou em Promotorias de Justiça Criminal, do Júri, Especial Criminal, Eleitoral e Cível, Família, Órfãos e Sucessões. Atualmente é secretário-geral do MPDFT.