Sistema começou a operar nesta quarta-feira com cartões de crédito, débito, smartphones e smartwatches
Por Misto Brasília – DF
A partir desta quarta-feira (28) o sistema de bilhetagem do metrô do Distrito Federal passará a receber pagamento de cartão por aproximação. As passagens podem ser pagas com cartões de crédito, débito, smartphones, smartwatches ou pulseiras de pagamento dos validadores instalados nas catracas de entrada.
Esse tipo de pagamento das tarifas poderá ser feito nas 27 estações, de acordo com a Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. A implantação do sistema foi feita pelo BRB Mobilidade, em parceria com a Mastercard, Elo e Visa.
A tecnologia de pagamento por aproximação é identificada com um sinal semelhante ao do wi-fi.
O presidente do Metrô-DF, Handerson Cabral disse que “a intenção é evitar filas, além de agilizar e democratizar o acesso do usuário ao sistema”. O presidente do Banco de Brasília, Casimiro Castro, acrescentou que chegou a fase de firmar novas parcerias, como esta com a Mastecard, para democratizar a alternativa de pagamento aos cidadãos”.
A companhia do Metrô informou que a opção de compra com o QR Code nas bilheterias continuará vigente, assim como o Cartão Mobilidade, usado por passageiros que precisam fazer a Integração com o sistema rodoviário. O pagamento por aproximação não dá direito à integração.

