Líder dos caminhoneiros bolsonaristas é eleito para a Câmara

Zé Trovão caminhoneiro Misto Brasília
Zé Trovão foi eleito deputado federal pelo PL de Santa Catarina/Reprodução Instagram
Compartilhe:

Zé Trovão foi eleito pelo PL de Santa Catarina com pouco mais de 71 mil votos

O motorista autônomo Zé Trovão, batizado Marcos Antonio Pereira Gomes, é um dos seis deputados federais eleitos pelo Partido Liberal (PL) de Santa Catarina. Militante nas redes sociais com muitas polêmicas e inclusive com críticas pesadas contra o Supremo Tribunal Federal (STF), Zé Trovão foi considerado um dos líderes dos caminhoneiros na greve em 2018.



No ano passado, ele foi procurado pela Polícia Federal depois de ser considerado foragido, quando o ministro do STF, Alexandre de Moraes, expediu um mandado de prisão. No final de outubro de 2021, Zé Trovão se entregou à polícia em Joinville, onde reside.

Em vídeo feito antes de se entregar, o bolsonarista relatou ter saído do Brasil para continuar falando nas redes sociais e incentivando as manifestações do 7 de setembro, que motivaram a sua prisão.

O bolsonarista foi eleito deputado federal por 71.140 votos, ficando entre os quatro últimos aprovados pela urna a partir da média de votos do seu partido. A bancada federal de Santa Catarina possui 16 parlamentares.



Consta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que Zé Trovão recebeu R$ 513.894.14 do total líquido de recursos recebidos, grande parte do Fundo Eleitoral. Desse total, R$ 13.898.14 vieram de doações de candidatos (2,7%). Não consta doações de pessoas físicas. Na madrugada desta segunda-feira ele gravou um vídeo em que agradece os votos e se compromete “para que Santa Catarina fique ainda maior”.

No Instagram, seus advogados Elias e Thaise Mattar Assad, escreveram hoje (03) “que o próximo passo, no âmbito jurídico, será comunicar oficialmente o STF da superveniência deste fato novo, objetivando a abolição ou, ao menos, a flexibilização das medidas, em respeito a vontade popular, consagrada nas urnas, para que possa livremente exercer seu mandato”.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno



Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas