As apresentações na rede pública serão realizadas até o final de novembro por artistas locais
Por Misto Brasília – DF
O projeto “Giro Cultural- Tradições Juninas” distribui música, dança, poesia e literatura de cordel para escolas de ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos. A turnê percorre as escolas até o fim de novembro, durante os horários de intervalos dos três turnos, de segunda à sexta-feira.
São 35 grupos com lendas, brincadeiras, danças, festas, demais costumes que são transmitidos de geração para geração. O espetáculo conta com um cordel autoral para cada apresentação, no sentido de conduzir a encenação e inspirar o público.
“O giro garante a difusão da cultura local, por meio de arte, cultura, lazer e entretenimento, de forma democrática”, disse o presidente do Grêmio Recreativo Arraiá Formiga da Roça, Patrese Ricardo.
“Cada cordel recitado antes da apresentação tem o objetivo de atiçar a imaginação dos estudantes naquele momento, criando uma expectativa mágica, de uma nova história. Antes de criar o cordel costumo estudar a trajetória da quadrilha, tema do espetáculo e insiro a comunidade na narrativa, tipicamente nordestina“, explica o artista e apresentador Michaell Douglas, o Maycolla.
Professora da Escola Classe Nossa Senhora de Fátima, em Planaltina, e presidente da quadrilha Xodó do Cerrado, Lucineide Amorim, disse que a escola pode abordar esse elemento de diferentes modos, como apresentações culturais que valorizam as diferenças de cada grupo social, palestras educativas e eventos que envolvam alguma cultura específica.