Daqui a um mês milhares de pessoas vão disputar as vagas nas universidades brasileiras pelo Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio será realizado daqui a um mês. As provas do Enem 2022, nas versões impressa e digital, serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro, de acordo com o Inep.
Por isso ainda há tempo para a revisão e especialistas como Escola Lourenço Castanho apontam para esse preparar. “Não existe milagre. O aluno não vira um bom estudante do dia para a noite. A gente constrói esse processo durante a educação básica para que ele se torne um aluno potente”, comentou a coordenadora do Ensino Médio da escola, Daniela Coccaro
Essa prova, que coloca o aluno em evidência nacional, abre inúmeras portas para eles, incluindo desde vagas nas universidades federais e até mesmo em instituições estrangeiras em países como Portugal, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Irlanda, entre outros. Nessa fase é bastante comum que esses jovens fiquem ansiosos e apreensivos sore seu desempenho no exame, além do fato de escolherem a profissão dos seus sonhos e a faculdade que irá cursar.
Algumas dicas para as provas do Enem
– Organização é tudo. Segundo a orientadora, saber se organizar e priorizar as demandas é fundamental. “É preciso ajeitar a agenda para que caiba tudo — os momentos de lazer, com a família, amigos e o estudo. Cabe à escola dar todo esse suporte para o aluno que quer ir além do Enem”.
– Participe de grupos de estudo. Daniela recomenda a participação em grupos de estudos monitorados por professores para que os alunos possam se aprofundar e ter ajuda com conteúdo mais complexo.
– Amplie seu repertório de conhecimento. Esse ponto é fundamental, já que a redação tem um peso de mais de 20% no Enem. Além disso, a orientadora chama a atenção para as questões de Matemática, que também têm forte peso na nota final.
– Aposte em simulados. Vinicius enfatiza que é preciso fazer simulados para que a prova do Enem não seja “nenhuma surpresa” para o aluno.
– Entender a pontuação da prova. O diretor ressalta que o aluno deve ter conhecimento sobre como é feita a pontuação do Enem. “O Enem usa a TRI (Teoria de Resposta ao Item), metodologia que também é usada em grandes exames ao redor do mundo. E se o aluno souber como ela funciona, pode fazer a diferença na pontuação final.
– Comece a prova pelas questões mais fáceis. Vinicius atribui essa recomendação como uma “dica de ouro”. “Muitos alunos se perdem no tempo da prova focando em questões mais difíceis, sendo que o grande pulo do gato está na leitura inicial de toda a prova, respondendo as questões mais fáceis, que podem ter sua resposta já na ponta da língua enquanto fazem a averiguação das perguntas”.