O Campo de Rio Neuquén é conhecido por ser um grande reservatório de gás e petróleo
Por Misto Brasília – DF
A Petrobras informou nesta sexta-feira (14) que iniciou o processo de venda de 100% de sua participação acionária na Petrobras Operaciones (Posa), subsidiária integral da petrolífera na Argentina e detentora de participação de 33,6% no Campo de Rio Neuquén.
Anteriormente, a estatal já havia interrompido suas operações de distribuição em território argentino. De acordo com o jornal O Globo, a Petrobras contratou a empresa de serviços financeiros suíça UBS para a venda. Os interessados devem se manifestar até o dia 4 de novembro.
O Campo de Rio Neuquén é conhecido por ser um grande reservatório de gás e petróleo não convencionais, cuja produção ocorre através de técnicas como a do fraturamento (chamado de tight gas em inglês).
A bacia na Argentina é considera por especialistas uma das áreas com a maior reserva de gás não convencional de toda a América Latina. Em 2022, a produção foi de 1,52 milhão de m³/d de gás natural e 0,7 mil barris de petróleo por dia de óleo.
A Petrobras tem como sócios no país a YPF, operadora do campo, com 33,3% de participação, e a Pampa Energia, com 33,1%, relata a mídia.
A Posa é uma empresa constituída na Argentina e detêm 33,6% de participação no Campo de Rio Neuquén. A estatal brasileira possui participação na Posa por meio de suas subsidiárias Petrobras International Braspetro, com 95%, Petrobras Valores Internacionais de España, com 5%.