A abertura será na quinta-feira no Complexo Cultural de Planaltina. Haverá também conversas sobre as produções
Por Misto Brasília – DF
Começa no dia 20 e vai até 22 de outubro o 1º Festival de Cinema de Planaltina. De quinta-feira a sábado, serão exibidos 18 curtas-metragens da mostra competitiva, 10 da paralela e um longa na abertura do evento. As exibições serão no Complexo Cultural de Planaltina.
Na abertura do festival, às 16 horas, será exibido o filme Chão, de Camila Freitas, com o público garantido das comunidades Pequeno William e 8 de Março. Junto ao Movimento Sem Terra, um dos mais longevos movimentos populares brasileiros, Chão vivencia a ocupação das terras de uma usina de cana-de-açúcar em processo de falência.
Além dos filmes, o Motriz terá bate papos, saraus e shows ao fim de cada dia de exibição, com atrações como DJ Sapo, Caliandra Molotov, Sambadeiras de Roda, África Tática e Thabata Lorena. A programação bgratuita completa pode ser acessada neste site.
O festival recebeu a inscrição de 752 filmes de todas as regiões do Brasil. Destes, 18 foram selecionados pela curadoria por tratar e expor questões sobre os direitos humanos e democracia.
“São filmes que refletem o cotidiano com o propósito de provocar debates e mostrar como o cinema pode interferir na nossa consciência de realidade”, explicou a coordenadora Adriana Gomes.