Liz Truss ficou no cargo apenas 45 dias, quando sofreu uma derrota política no Parlamento. A Inglaterra passa por uma crise econômica
Por Misto Brasília – DF
Após lutar por sua sobrevivência política, com parlamentares conservadores ameaçando derrubá-la, Liz Truss não resiste e deixa o cargo de primeira-ministra do Reino Unido. Última atualização às 09h56
Recentemente, Liz Truss sofreu uma nova derrota política quando a ministra do Interior britânica, Suella Braverman, renunciou ao cargo após 45 dias.
De acordo com a BBC News, houve uma resposta silenciosa nos mercados depois que Liz Truss anunciou que estava renunciando ao cargo de primeira-ministra. A libra subiu inicialmente logo após a declaração, antes de se estabilizar em cerca de US$ 1,12.
Antes de fazer sua declaração, um analista disse que os mercados estavam “observando com uma espécie de horror atordoado e de boca aberta” os eventos políticos.Liz Truss está no cargo há apenas 45 dias – o mandato mais curto de qualquer primeiro-ministro do Reino Unido.
Foi o mais curto curto período de um primeiro-ministro. O segundo foi o mandato de George Canning, que serviu por 119 dias depois de morrer em 1827. Os problemas começaram quando seu primeiro chanceler, Kwasi Kwarteng, assustou os mercados financeiros com seu mini-orçamento em 23 de setembro.
Desde então, a inquietação conservadora se transformou em raiva generalizada dentro do partido parlamentar.Sua renúncia hoje segue cenas dramáticas na Câmara dos Comuns na noite passada durante uma votação sobre fraturamento hidráulico. Os pedidos para ela ir continuaram crescendo nas horas seguintes.

