Rússia suspende acordo para envio de grãos da Ucrânia

Moscou Rússia Misto Brasília
Detalhe de parte da cidade de Moscou, a capital da Rússia/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

Decisão com base em alegações militares vai prejudicar vários países que precisam de alimentos

Rússia suspendeu neste sábado (29) sua participação no acordo intermediado pela ONU para permitir o escoamento da produção de grãos da Ucrânia através do Mar Negro.



A decisão de Moscou, que gera prejuízos aos esforços para aliviar a crise alimentar mundial, foi tomada após o Kremlin relatar um ataque de drones ucranianos à frota russa na Península da Crimeia.

O Kremlin alega que a Ucrânia atacou sua frota nas proximidade de Sevastopol, capital da Península anexada ilegalmente por Moscou em 2016. Segundo o Ministério russo da Defesa, o ataque, que classificou como “terrorista”, envolveu 16 drones e contou com a ajuda de especialistas da Marinha britânica.


A Rússia afirma ter repelido o ataque, que teria causado somente danos menores em um navio caça-minas, e disse que as embarcações que seriam os alvos estavam envolvidas na manutenção da segurança no corredor marítimo no Mar Negro.

O Ministério do Exterior afirmou que, após os supostos ataques, “a parte russa não pode garantir a segurança das cargas civis que participam da ‘Iniciativa do Mar Negro’ e suspende sua implementação a partir de hoje por tempo indeterminado”. Com a aproximação da data final do acordo, no dia 19 de novembro, a Rússia passou a repetir que havia graves problemas com o pacto, informou a DW.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas