Pelo 11 sugestões estão sendo apontadas pela Fundação Dom Cabral com o fim das eleições gerais
Por Misto Brasília – DF
Definidos os últimos governadores e o presidente da República com a apuração dos votos no segundo turno, é preciso imaginar e planejar o futuro próximo.
A Fundação Dom Cabral (FDC) apontou 11 soluções e metodologias para o equilíbrio na fase de mudança e a continuidade das políticas públicas. Elas podem ser estruturadas em conjunto ou separadamente, de forma que se adequem à realidade de cada governo”, explica a diretora da FDC Gestão Pública, Patrícia Becker.
Plano de Transição
Nesse processo, a equipe de governo deve estar apoiada na construção de um processo profissional e transparente que aponte caminhos, ações, projetos e programas em andamento e proporcione condições de continuidade à gestão e políticas públicas.
Diagnóstico
O início de uma gestão demanda a realização de um bom diagnóstico baseado em dados e evidências com análises em áreas como políticas públicas, finanças e estrutura de pessoal. Para que a transição tenha a fluidez, um diagnóstico conseguirá estabelecer as prioridades, trajetos e prazos assertivos para a continuidade da gestão.
Reforma Administrativa
O início da gestão é o marco para as mudanças estruturais de forma sustentável e alinhada às prioridades de governo. É hora de voltar o olhar para a transformação e melhoria da administração pública, a fim de aumentar a produtividade e os serviços de qualidade aos cidadãos.
Plano de 100 Dias
Os primeiros 100 dias de mandato são cruciais e devem sinalizar o processo de transformação em curso, mostrando para a população os primeiros marcos de realização de curto prazo. Inclui um diagnóstico preliminar sobre os problemas emergenciais, a definição de resultados de curto prazo com respectivo plano de ações, o desdobramento com responsabilização e o monitoramento.
Mapa de Competências
Apoiar a equipe do governo eleito, no mapeamento e definição das competências de gestão necessárias para a ocupação dos cargos estratégicos de liderança.
Jornada de Desenvolvimento do Gestor Público
A definição de uma jornada customizada de desenvolvimento do gestor público, com foco nos papeis e nos desafios inseridos no âmbito das suas competências, dará sustentabilidade para o desenvolvimento dos objetivos estratégicos da nova gestão.
Seminários: Desafios do Governo
Com a promoção de uma agenda de debates é possível trazer um maior engajamento das equipes, alinhamento e compreensão dos desafios do processo de transição de governo, proporcionando o estabelecimento de prioridades e uma melhor gestão dos recursos públicos.
Modelo de Gestão
Implementação de um modelo orientado para resultados de desenvolvimento incluindo o desdobramento, contratualização e responsabilização das unidades envolvidas, a definição do modelo de governança com respectiva sistemática de monitoramento e avaliação, gestão de processos e gestão estratégica de pessoas.
Novo PPA
Muito além de uma exigência legal, o PPA estabelece diretrizes, objetivos e metas ao longo de um período de 4 anos. Por isso, deve ser construído a partir de uma visão de futuro, definindo prioridades ao longo dos anos.
Capacitação
A transição de governo é desafiadora sob várias perspectivas e ter gestores públicos capacitados, faz com que eles consigam lidar e se comunicar de forma mais assertiva com a organização, seus líderes e liderados, tornando os resultados mais positivos.
Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo
A partir dos indicadores sociais e econômicos, o governo eleito precisa estar apoiado na construção e promoção de uma agenda de desenvolvimento, com metas sustentáveis, transformadas em políticas públicas coerentes para serem implementadas no seu mandato.