COP27 aprova fundo de compensação após longa negociação

Antártica gelo clima Misto Brasília
A Antártica está mais suscetível às alterações climáticas/Arquivo/Conexão Planeta
Compartilhe:

Com dois dias de atraso, os quase 200 membros da COP27 aprovaram a decisão por consenso

Os participantes da 27ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP27) concordaram com a criação de um fundo compensatório para danos relacionados às mudanças climáticas em países particularmente vulneráveis. É uma demanda histórica das nações mais pobres, que pressionavam há décadas pela criação de tal mecanismo.



Com dois dias de atraso, os quase 200 membros da COP27 aprovaram a decisão por consenso no início de uma sessão plenária realizada em plena madrugada no Egito. Uma salva de palmas comemorou na manhã deste domingo (20) a aprovação do fundo compensatório. Isso aconteceu após uma longa negociação que foi até o amanhecer.

Isso ocorre depois que o grupo G77 – uma coalizão de 134 países em desenvolvimento –, que há muito pedia que as nações industrializadas paguem reparações pelos danos climáticos, conseguiu que a questão fosse adicionada à agenda oficial da COP pela primeira vez.


As negociações estavam programadas para terminar na sexta-feira, mas divergências sobre questões-chave levaram a conferência a prolongar seus trabalhos.

“O trabalho que conseguimos fazer aqui nas últimas duas semanas e os resultados que alcançamos juntos são uma prova de nossa vontade coletiva, como comunidade de nações, de expressar uma mensagem clara que ressoa alto hoje aqui nesta sala e em todo o mundo: essa diplomacia multilateral ainda funciona”, disse no encerramento da conferência o presidente da COP, Sameh Shoukry, ministro das Relações Exteriores do Egito.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas