Os encontros devem acontecer antes da posse no dia primeiro de janeiro, segundo informou o ex-ministro Fernando Haddad
O ex-ministro Fernando Haddad (PT) disse que o presidente eleito Lula da Silva (PT) deve se encontrar com o chefe de Estado dos Estados Unidos, Joe Biden, antes da cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2023.
Segundo o petista, a reunião entre os políticos deve ocorrer em território norte-americano, antes do Natal.
No início da semana, autoridades da Casa Branca informaram que o conselho nacional de segurança dos EUA, Jake Sullivan, e o assessor do Hemisfério Ocidental, Juan Gonzalez, deverão embarcar para o Brasil e se reunir com o presidente eleito na próxima segunda-feira (05).
“Muitos convites de grandes potências para encontrá-lo ou, se não for possível, conversar com ele virtualmente. Acho que o presidente vai concluir o ano tendo conversado com as grandes potências do mundo”, afirmou Haddad.
O ex-ministro disse ainda que Lula recebeu convites para se encontrar com representantes da China, mas que a viagem, por ser de grande porte, talvez não ocorra neste ano.
“Penso que não haverá tempo para duas viagens internacionais desse porte. Talvez, Estados Unidos e Argentina sejam viagens possíveis”, disse.