A viagem de Frank-Walter Steinmeier ao Brasil deve durar três dias, de acordo com um comunicado do gabinete do chefe de Estado
Em mais um sinal de que Berlim pretende se reaproximar do Brasil, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, vai comparecer à posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, em 1° de janeiro de 2023. A participação foi anunciada nesta quinta-feira (01) pelo gabinete do chefe de Estado alemão.
Em comunicado, o escritório de Steinmeier afirma que, ao participar da posse de Lula, o presidente alemão vai “prestigiar a transição democrática de poder no maior país da América Latina” e que ele ainda pretende “dar impulso a uma nova fase da parceria estratégica entre Brasil e Alemanha”.
A viagem de Steinmeier ao Brasil deve durar três dias. No dia seguinte à posse, o presidente alemão vai viajar a Manaus acompanhado da ministra alemã do Meio Ambiente, Steffi Lemke.
O comunicado afirma que, com a visita à Amazônia, Steinmeier vai reafirmar “o apoio alemão à proteção da floresta tropical” e destacar “sua importância para a política climática internacional”. Ainda segundo a nota, Steinmeier espera uma dinâmica positiva na proteção da floresta com a posse do novo governo.
Apesar de, como chefe de Estado, o presidente possuir atribuições executivas, seu papel é quase apenas simbólico. A Lei Fundamental (Grundgesetz) da Alemanha lhe garante a competência de assinar acordos e tratados internacionais, mas a política externa cabe ao governo, chefiado pelo chanceler federal, publicou a DW..