Paradeiro de Pedro Castillo ainda é incerto. Não se sabe se ele se entregou ou foi preso pelas Forças Armadas
Pedro Castillo teria sido detido pela Polícia Nacional após um golpe de estado e foi desocupado pelo Congresso da República. Segundo imagens divulgadas, o presidente estava em um veículo oficial, mas policiais o detiveram, de acordo com o site do Correo, do Peru. Texto em atualização
Vale destacar que o plenário do Congresso da República do Peru aprovou, por maioria, a desocupação Pedro Castillo do cargo de presidente da República por supostos atos de corrupção durante seu mandato. Durante a votação, os parlamentares proferiram frases a favor da democracia, da paz e contra a ditadura. Foram 101 votos favoráveis.
Horas antes, Castillo resolveu dar um golpe de Estado através de uma mensagem à Nação onde disse ter anunciado a “encerramento temporário do Congresso” e a favor do estabelecimento de um governo de emergência excepcional.
Por meio de nota, diversas instituições do país se manifestaram. Uma dela era a Ouvidoria, entidade que rejeitou o golpe anunciado por Pedro Castillo em mensagem à Nação e indicou que o Peru enfrenta um “colapso constitucional” e exigiu a renúncia do presidente.
“Ao senhor Pedro Castillo, sua imediata renúncia e submissão às autoridades judiciárias por violação do artigo 45 da Constituição ao se arrogar o poder que só pertence ao povo”, indicaram.