Os dois nomes já teriam sido definidos num total de 13 nomes para fechar a conta dos 37 ministérios
Por Misto Brasília – DF
Na próxima terça-feira (27) o presidente diplomado Lula da Silva deve anunciar os últimos 13 nomes para o seu ministério. Foi a promessa que fez nesta semana quando anunciou 16 futuros ministros.
As novas indicações passam pelas articulações políticas que não devem parar neste Natal. Há dificuldades em alguns ministérios, como para a Infraestrutura ou Planejamento, mas na Agricultura, o nome já teria sido escolhido.
Segundo a mídia, o ministro da Agricultura será o senador Carlos Favero (PSD-MT). No Meio Ambiente, a decisão também estaria tomada. Depois de uma intensa negociação nesta sexta-feira (23), a escolhida para o posto seria a ex-ministra e deputada diplomada Marina Silva (Rede).
A ex-ministra do Meio Ambiente no primeiro governo de Lula da Silva, não teria aceito a proposta de ocupar o cargo de autoridade nacional de segurança climática. Segundo ela, essa função é para um técnico, e não um político, como é o caso dela.
Assim, a senadora Simone Tebet poderá ser levada a um outro ministério. A parlamentar que concorreu no primeiro turno nas eleições presidenciais e depois declarou apoio a Lula no segundo turno, estava sendo citada para comandar o Ministério do Meio Ambiente. Os petistas são contra.