Morre o papa emérito Bento 16 aos 95 anos

ex-papa Bento 16
Ex-papa bento 16 renunciou ao papado em fevereiro de 2013/Arquivo/Divulgação/Vaticano
Compartilhe:

O funeral de Bento 16 será realizado na próxima quinta-feira, com missa presidida pelo Papa Francisco

O papa emérito Bento 16 morreu neste sábado (31) aos 95 anos em sua casa no Vaticano, anunciou um porta-voz da Santa Sé. Em 2013, Bento 16 se tornou o primeiro pontífice a renunciar em 600 anos.



“Com pesar comunico que o papa emérito Bento 16 faleceu hoje às 9h34 (hora local) no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano”, disse o porta-voz. Segundo ele, Bento 16 deixou como último desejo que seu funeral fosse “o mais simples possível. Solene, mas sóbrio”, de acordo com a DW.

No momento de sua morte, Bento 16 estava com seu fiel secretário, monsenhor George Ganswein, e com as quatro mulheres do movimento Memores Domini que cuidaram dele pelos quase dez anos em que viveu em Mater Ecclesiae, nos jardins do Vaticano, enquanto se revezavam para nunca deixá-lo sozinho.



No início desta semana, o papa Francisco pediu orações para seu antecessor que estava muito doente. O papa emérito recebeu o sacramento da extrema-unção na quarta-feira, quando seu estado de saúde já era grave.

O funeral de Bento 16 será realizado na próxima quinta-feira, com missa presidida pelo Papa Francisco na praça de São Pedro. A partir de segunda, começará o velório do pontífice emérito na Basílica de São Pedro, onde seu corpo permanecerá para uma última despedida dos fiéis até o dia 4 de janeiro.



Primeiro papa alemão em quase 500 anos

Bento 16 foi o grande papa teólogo. O que quer que fizesse ou dissesse, sempre tinha em mente a tradição e os ensinamentos da Igreja ao longo dos séculos. No entanto, suas realizações teológicas não o protegeram da visão cada vez mais crítica à medida que envelhecia.

Porque na desastrosa história de abusos na Igreja Católica na Alemanha, um capítulo também se aplica a Joseph Ratzinger, arcebispo de Munique (1977-1982), que mais tarde se tornou papa.



Um parecer de especialista, elaborado ao longo de muitos anos, considerou-o culpado de má conduta em quatro casos. Má conduta que presumivelmente permitiu que perpetradores individuais continuassem agindo.

Bento 16 foi o primeiro papa alemão depois de quase 500 anos, e escreveu história na Igreja com sua renúncia, em 28 de fevereiro 2013. Como líder católico, empenhou-se pelo diálogo entre razão e fé, pelo significado da religião na era moderna.

Um papa da Alemanha, 60 anos após a Segunda Guerra Mundial e o assassinato dos judeus pelo regime nazista, além disso um papa da terra de Martinho Lutero, o país da cisão da Igreja, com a Reforma Luterana. No entanto, seu pontificado de quase oito anos foi também marcado por escândalos e crises eclesiásticas.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas