Entre as medidas, Fernando Haddad também citou desonerações fiscais a empresas sem critérios técnicos
Em seu primeiro discurso após tomar posse, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou, nesta segunda-feira (2), que sua primeira missão no comando da pasta será “reconstruir a casa”.
Ele disse que vai rever atos praticados durante o governo Jair Bolsonaro (PL), especialmente às vésperas das eleições de 2022.
“Estamos mais próximos da necessidade de reconstruir a casa, mais do que simplesmente arrumá-la”, disse o novo comandante da equipe econômica do governo. O pronunciamento foi feito no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), espaço utilizado nos últimos dois meses como sede do gabinete da equipe de transição de governo, em Brasília, informou o Infomoney.
Durante a fala, Haddad lembrou de políticas adotadas pela gestão anterior que retiraram filtros para o acesso a programas sociais e políticas públicas que tiveram por objetivo exclusivamente ajudar na reeleição de Bolsonaro. Entre as medidas, ele também citou desonerações fiscais a empresas sem critérios técnicos.
“Foram duros golpes desferidos contra o povo eleitoralmente, eleitoreiramente. Não apenas contrariam o bom senso e a recomendação técnica da própria economia. Foram deliberadamente irresponsáveis para tentar evitar o inevitável: a derrota deste projeto autoritário”, afirmou.
“Com o objetivo exclusivamente eleitoreiro, acabaram com o filtro de seleção de beneficiários de programas de transferência de renda e de benefícios constitucionais, como é o caso dos benefícios previdenciários, comprometendo completamente a austeridade desses programas e, consequentemente, a austeridade fiscal do país”, continuou.
























