A Polícia Rodoviária Federal informou que 11 ônibus foram apreendidos. Os policiais vêm dos estados do Nordeste
Por Misto Brasília – DF
Oito estados que integram o consorcio Nordeste disponibilizaram 416 policiais militares para reforçar a segurança do Distrito Federal. A cedência dos agentes militares ffoi um apelo do governo federal para ampliar o quadro da Força Nacional. Atualizada às 20h24
O reforço acontece depois do vandalismo promovido por bolsonaristas radicais. Hoje, a Polícia Civil informou que foram autuados em flagrantes 204 manifestantes. Houve 40 atendimentos médicos nos hospitais públicos do DF após as manifestações violentas no domingo (08). Nenhum deles foi um caso grave.
Os policiais estão divididos em 70 do Ceará, 70 da Bahia, 40 do Piauí, 50 de Alagoas, 30 do Rio Grande do Norte, 76 do Maranhão, 50 de Pernambuco e 30 da Paraíba. O número pode aumentar dependendo dos novos acontecimentos.
E nesta segunda-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal apreendeu 12 ônibus com envolvimento nos atos violentos deste domingo. Os veículos estavam em circulação na malha viária federal brasiliense ou estacionados dentro das cidades.
Foram duas apreensões na BR 040, em Santa Maria (DF); três em Valparaíso; quatro em Cristalina; uma na BR 060 e outro na BR 080. Sete dos veículos estavam sem passageiros no momento da abordagem. O último veículo foi apreendido nesta tarde em Cristalina.
De acordo com uma nota da PRF, a situação mais tensa ocorreu por volta de 9 horas, quando um ônibus com 42 passageiros, que veio de Formiga (MG) foi retido no início da BR 040, próximo a Santa Maria. Um dos passageiros, identificado como PM da reserva de Minas Gerais, soltou gás de pimenta no interior do veículo, provocando um princípio de tumulto.
Com outro passageiro do mesmo veículo, também da PMMG, foi apreendido um revólver calibre 38 com seis munições intactas. Todas as ocorrências foram encaminhadas para a Polícia Federal.