Polícia prende cibercriminosos que aplicaram golpe contra o BRB

Banco de Brasília DF Misto Brasília
Agência do Banco de Brasília instalada no Distrito Federal/Arquivo/Divulgação
Compartilhe:

A tentativa de extorsão chegou a R$ 5,7 milhões. O Banco de Brasília garantiu que os clientes não foram prejudicados

Por Misto Brasília – DF

A Polícia Civil do Distrito Federal realizou hoje a Operação Black Hat (termo utilizado no universo digital) contra cibercriminosos. O grupo praticou chantagem após um ataque contra o Banco de Brasília (BRB).

A polícia informou que os criminosos pediam 50 bitcoin, que convertidos em real, chegam a pelos menos R$ 5,7 milhões. A chantagem é para não vazar o que foi acessado. Com policiais de São Paulo, foram cumpridos dois mandados de prisão e três de busca e apreensão na capital paulista e em Santos.



“A operação de hoje é resultado de investigação relacionada a um inquérito policial que tramita na Vara Criminal de Brasília, instaurado com o objetivo de identificar a autoria dos crimes de extorsão (art. 158 do CP) e de invasão de dispositivo informativo (art. 154 – A do CP) contra a instituição bancária”, de acordo com uma nota da PCDF.

O BRB garantiu nesta manhã que a invasão de dados não teve maiores prejuízos para a sua clientela.

Foram instalados arquivos executáveis ligados ao malware conhecido como ransomware, quando os criminosos exigiram da instituição bancária o pagamento dos bitcoins.  Os acusados foram indiciados pela prática de crime de extorsão.



Banco de Brasília lança cartão com isenção de anuidade

O Banco de Brasília lançou o cartão Mastercard Connect, que oferece isenção permanente na anuidade, inclusive para os cartões adicionais, além de cashback automático por gastos na fatura titular.

“Com este produto, o BRB diversifica ainda mais seu portfólio ao mesmo tempo em que dá mais um passo para o futuro, ampliando sua atuação”, disse o presidente Paulo Henrique Costa.



Disponível nas modalidades múltiplo (funções crédito e débito) ou apenas crédito, o novo produto permite até quatro adicionais por usuário e pode ser utilizado nas carteiras digitais Samsung Pay e Apple Pay, segundo informou a instituição financeira.

Clientes Connect terão acesso ao amplo marketplace do programa de relacionamento Curtaí, com todos os benefícios dos parceiros de descontos, e ainda poderão assinar o clube Curta+, para vantagens exclusivas.

Estão incluídas na modalidade de cashback todas as compras ou transações nacionais ou internacionais, de acordo com o valor da fatura fechada. O acúmulo de pontos para o Curtaí ocorre nas compras efetuadas no marketplace de parceiros.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

Brasília e Entorno do DF

Oportunidades




Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas