Depois de anos sem saber seu paradeiro, Gustavo Soter recebeu a notícia de que ela foi exibida no Detroit, nos Estados Unidos
O brasileiro Gustavo Soter, dono de uma empresa que compra e vende arte, exige a devolução da tela pós-impressionista pintada por Vincent Van Gogh, que está retida em um museu nos EUA.
Ele afirma ter adquirido a pintura, em 2017, por US$ 3,7 milhões (R$ 18,9 milhões), embora ela nunca tenha chegado às suas mãos.
A Brokerarte Capital Partners LLC e seu único proprietário, Gustavo Soter, alega ter participado de um leilão para comprar a tela “The Reading Lady”, mas um “terceiro” tomou posse da arte, de acordo com o processo.
Depois de anos sem saber seu paradeiro, Gustavo Soter recebeu a notícia de que ela foi exibida no Detroit Institute of Arts, nos EUA, como parte de uma exposição dedicada a Vicent Van Gogh, que termina em 22 de janeiro.
Temendo que o museu a entregasse a terceiros, o brasileiro solicitou a intervenção de um juiz federal de Michigan, que ordenou à instituição que “se abstivesse de danificar, destruir, esconder, jogar fora, deslocar, usar ou deteriorar” a peça.
Segundo a emissora CBC, o museu se recusou a comentar sobre a disputa, mas disse que “nenhuma alegação de má conduta por parte do DIA [Detroit Institute of Arts] foi apresentada”.
A pintura a óleo sobre tela foi emprestada de uma coleção em São Paulo, no Brasil, e é uma das 80 obras de Van Gogh na exposição.
“O empréstimo foi aceito de acordo com as melhores práticas do museu e está sujeito às proteções da lei federal aplicável por meio de registro no Departamento de Estado dos EUA”, disse o museu.