As explicações diante da autoridade policial foram solicitadas pela defesa, segundo se informou nesta manhã
Por Misto Brasília – DF
O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), presta neste momento depoimento na Polícia Federal. O depoimento foi solicitado pela defesa do governador no inquérito 4879, que apura responsabilidades e condutas nas invasões e depredação dos prédios das sedes do Legislativo, Executivo e do Judiciário no último domingo (08).
No governo federal, a manifestação está sendo vista como uma tentativa de golpe de Estado. Foram abertas uma série de investigações e pelo menos 1,2 mil foram presos pela depredação generalizada. Também foi determinado o bloqueio de bens de pessoas e empresas que teriam financiado o movimento antidemocrático.
Ibaneis Rocha chegou perto das 11 horas na Polícia Federal acompanhado de dois advogados. O governador disse que foi enganado pela cúpula da polícia e que por isso aceitou um novo plano de segurança que se provou inapropriado para as manifestações bolsonaristas.
Antes dos ataques à democracia, que são classificadas pelas autoridades judiciais como terrorismo, Ibaneis tinha programado férias de 15 dias com a família nos Estados Unidos.
No mesmo domingo, ao final da tarde, o presidente Lula da Silva (PT), determinou a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal. Na sequência foi determinada a prisão do ex-secretário de Segurança Pública Anderson Torres. E demitidos 13 servidores da cúpula da secretaria.
Na madrugada de segunda-feira (09), ele foi afastado do cargo por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Dois dias depois, o plenário do STF confirmou a decisão monocrática por nove votos contra dois. Atualmente a vice-governadora Celina Leão (PP) responde administrativamente pelo governo do Distrito Federal.