Nesta tarde foram executados buscas na casa do governador. Há pouco ele disse que nada liga aos golpistas
Por Misto Brasília – DF
O governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se manifestou há pouco após as buscas e apreensões feitas por agentes da Procuradoria-Geral da República e da Polícia Federal nesta tarde. Além da casa, foram recolhidos materiais do seu escritório e também no Palácio do Buriti.
O governador não estava em casa e teria viajado para a sua fazenda. Pelo Twitter, reforçou que é inocente. Ibaneis está sendo investigado pelos atos antidemocráticos e por iniciativa própria, prestou depoimento no dia 13 na Polícia Federal.
“A operação realizada em minha casa, no meu gabinete e até no escritório do qual estou licenciado há mais de quatro anos vai mostrar minha completa inocência em relação aos lamentáveis fatos do último dia 8 de janeiro”.
O governador também garante que não há nada que possa “me ligar aos golpistas que atacaram os três Poderes. Eu sempre me comportei de modo a colaborar com as investigações e mantenho a mesma postura. Cheguei a fazer um depoimento espontâneo à Polícia Federal, mostrando que não há o que temer”.
Ele também escreveu que mantém a fé no sistema Judiciário e que tudo será esclarecido. “Estou afastado do Distrito Federal exatamente para que o trabalho dos policiais e da Justiça transcorra sem qualquer óbice, sempre à disposição para novos esclarecimentos”.
Ibaneis Rocha foi afastado por uma decisão monocrática do ministro Alexandre de Moraes e posteriormente ratificada por nove dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal. O prazo de afastamento é de 90 dias e pode ser prorrogado. Quem responde pelo governo é a vice-governadora Celina Leão (PP).


