A Alemanha anunciou a decisão de enviar 14 tanques de combate Leopard 2 para a Ucrânia
O vice-primeiro-ministro e também ministro da Defesa da Polônia, Mariusz Blaszczak, anunciou a criação de uma coalizão para fornecer veículos blindados modernos à Ucrânia.
“Por minha iniciativa, no grupo de Estados que possuem tanques Leopard 2A4, estamos estudando a criação conjunta de uma coalizão de doadores de tanques modernos para a Ucrânia“, tuitou.
Na última quarta-feira (25), a Alemanha anunciou a decisão de enviar 14 tanques de combate Leopard 2 para a Ucrânia, além de autorizar entregas desse tipo de tanque de outros países.
Por sua vez, os Estados Unidos anunciaram um plano de doar 31 tanques M1 Abrams para a Ucrânia.
A Polônia, que já entregou cerca de 250 tanques T-72 à Ucrânia, também manifestou a sua vontade de fornecer a Kiev até 14 tanques Leopard 2.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, comentando essa medida, afirmou que Moscou considera o envio de tanques para Kiev como um envolvimento direto do Ocidente no conflito na Ucrânia.
A Rússia enviou notas de protesto a todos os países que fornecem armas à Ucrânia. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, alertou que qualquer remessa de armas para Kiev se tornará um alvo legítimo para as Forças Armadas russas.