Levantamento realizado pelo Sindicato da Indústria de Cimento mostra que em janeiro houve resultado positivo
Por Misto Brasília – DF
No mês de janeiro foi registrado um aumento de 6,3% nas vendas de cimento, se comparado com o mesmo mês de 2022. Se comprado com dezembro, o aumento foi ainda maior, chegou a 7,9%, o que representa a comercialização de 4,9 milhões de toneladas de cimento.
O levantamento do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento foi divulgado nesta quarta-feira (08).
Apesar do bom desempenho, o resultado requer uma avaliação cautelosa, segundo a entidade. “Verificamos que o considerável crescimento tem como principal origem uma base ainda bastante fraca registrada tanto em janeiro como dezembro que tiveram os piores desempenhos do ano passado”, de acordo com uma nota do SNIC.
O mercado da construção continua em queda, tanto na venda de materiais, quanto no número de financiamentos imobiliários.
Ainda que o cenário não seja favorável, a indústria do cimento segue otimista com a retomada dos investimentos em infraestrutura e com a possibilidade de elevar a presença do cimento em programas habitacionais e saneamento e, do pavimento de concreto como opção nas licitações de ruas, estradas e rodovias, acredita o presidente do sindicato, Paulo Camilo Penna.