Na primeira reunião da comissão sobre os atos antidemocráticos, também foi aprovado a convocação de dez pessoas
Por Misto Brasília – DF
A CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa realizou nesta manhã a primeira reunião. Foi aprovada a convocação de dez pessoas, entre as quais militares da Polícia Militar e o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, que continua preso num quartel da PMDF.
Hoje (14) também foram aprovados os requerimentos para a quebra do sigilo bancário, fiscal, telefônico e telemático de Anderson Gustavo Torres e de Antônio Cláudio Alves.
A data para ouvir os convocados ainda não foi definida, o que deve acontecer somente na segunda reunião, prevista para acontecer no dia 3 de março. A suspensão dos trabalhos é por conta do Carnaval, que começa nesta sexta-feira (18).
As reuniões acontecerão todas as quintas, 10 horas, no Plenário da Casa. No dia 30 de março serão apresentados o calendário do mês de abril, segundo informou a assessoria do deputado distrital Chico Vigilante (PT), que preside a comissão.
Além de Torres, serão convocados o ex-secretário da Segurança Pública Júlio Danilo, que comandou as forças de segurança na posse do presidente Lula da Silva (PT) e do governador reeleito Ibaneis Rocha.
No dia primeiro de janeiro nenhuma ocorrência foi registrada, ao contrário do que aconteceu no dia 8 de janeiro, quando os prédios dos três poderes foram depredados. Nesta terça-feira (14), a Polícia Federal realiza mais uma operação com a prisão de pessoas responsáveis pelo vandalismo.
Os deputados distritais também aprovaram o pedido da relação de policiais que estavam designados para o acompanhamento dos manifestantes no dia 08 de janeiro de 2023. Também a disponibilização, pelo Senado Federal e Câmara Federal, dos arquivos e imagens, internas e externas, referente as invasões no dia 08 de janeiro de 2023.
Os distritais da CPI também querem conhecer os alertas feitos pela Abin e da Secretaria de Segurança Pública e o compartilhamento de todos as informações das investigações internas das forças de segurança.
Lista de convocados pela CPI da Câmara Legislativa
Ex-secretário Executivo da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal, Fernando de Sousa Oliveira;
Ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Fábio Augusto Vieira;
Ex-secretário de Segurança Pública, Fernando de Souza Oliveira;
Ex-subsecretária de inteligência da Secretaria de Segurança Pública, Marília Ferreira;
Ex-Secretário de Estado de Segurança Pública, Anderson Gustavo Torres
Antônio Cláudio Alves, responsável por quebrar o relógio histórico no Palácio do Planalto
Ex-secretário de Estado de Segurança Pública do DF, Sr. Júlio de Souza Danilo
Coronel Jorge Eduardo Naime
Coronel da PM-DF Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues;
Jorge Henrique da Silva Pinto, Tenente-Coronel da Polícia Militar


