Movimento dos funcionários de aeroportos vai acontecer nesta sexta-feira e deve atingir todos os aeródromos do país
O sindicato alemão Verdi convocou nesta quarta-feira (15) uma greve de funcionários de aeroportos em toda a Alemanha. A paralisação, prevista para durar toda a sexta-feira, deve provocar o cancelamento de mais de 2 mil voos.
A greve de um dia de funcionários de terra e membros do setor de segurança da aviação deve afetar os aeroportos de Frankfurt, Munique, Stuttgart, Hamburgo, Dortmund, Hannover e Bremen.
A Associação Alemã de Aeroportos (ADV, na sigla em alemão) espera 2.340 cancelamentos de voos domésticos e internacionais como resultado da greve. “O fato de que mais de 295 mil passageiros terão que sofrer nesta sexta-feira como resultado dessa disputa salarial não é razoável”, disse Ralph Beisel, executivo-chefe da ADV, em comunicado.
“Soluções devem ser encontradas na mesa de negociações, e não nas costas dos passageiros”, criticou.
O anúncio levou dois dos mais movimentados aeroportos da Alemanha, de Frankfurt e Munique, a anunciarem o cancelamento de todos os voos de passageiros agendados para sexta-feira.
O aeroporto de Munique informou que suspenderia a maioria dos voos de passageiros por causa da paralisação, com exceção de voos de emergência, voos para assistência médica e técnica e voos de líderes internacionais que chegarem para a Conferência de Segurança de Munique, que começa nesta sexta-feira, informou a Agência DW.

