Presidente russo fez um discurso para o país e disse que está suspendendo o Tratado de Armas Estratégicas
Por Misto Brasília – DF
O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu hoje (21) que a Rússia alcançará os seus objetivos na Ucrânia “passo a passo”, ao mesmo tempo que descreveu o momento que o país vive como “difícil”.
“Hoje, sou forçado a anunciar que a Rússia está suspendendo sua participação no Tratado de Redução de Armas Estratégicas. Repito: não estamos nos retirando do tratado, mas sim suspendendo a participação”.
“Há um ano, para proteger as pessoas nas nossas terras históricas, para garantir a segurança do nosso país, para eliminar a ameaça representada pelo regime neonazista que surgiu na Ucrânia após o golpe de 2014, foi tomada a decisão de conduzir uma operação militar especial”, disse Putin, no seu discurso sobre o Estado da Nação perante as câmaras do Parlamento.
Putin sublinhou: “Passo a passo, com cuidado e consistência, vamos resolver as tarefas que enfrentamos”.
Desde 2014, avançou que o Donbass “lutou, defendeu o direito de viver em sua própria terra, falar sua língua nativa, lutou e não desistiu sob as condições do bloqueio e bombardeios constantes, o ódio indisfarçável do regime de Kiev e acreditaram e esperaram que a Rússia viesse em seu socorro”.
O chefe do Kremlin disse que, entretanto, a Rússia fez “todo o possível” para resolver o problema por meios pacíficos e “negociou pacientemente” uma saída pacífica deste conflito “muito difícil”.
“Mas um cenário completamente diferente estava a ser preparado pelas nossas costas. As promessas dos governantes ocidentais, as suas garantias sobre o desejo de paz em Donbass acabaram sendo, como vemos agora, uma falsidade, uma mentira cruel”, disse.