Fundo Amazônia pode ter dinheiro americano, diz Alckmin

Desmatamento floresta Amazônica Misto Brasília
Empresas estão preocupadas com um projeto que pode acelerar o desmatamento na Amazônia/Arquivo/Outside
Compartilhe:

No encontro com John Kerry não foi definido o valor. O desmatamento da Amazônia bateu novo recorde

O vice-presidente Geraldo Alckmin disse nesta segunda-feira (27) que o enviado especial dos Estados Unidos para o clima, John Kerry, prometeu buscar recursos públicos e privados “vultosos” para apoiar a proteção da Amazônia, incluindo o combate às mudanças climáticas e ao desmatamento.

“O enviado John Kerry não definiu valor, mas colocou que vai se empenhar junto ao governo, junto ao Congresso americano e junto à iniciativa privada para termos recursos vultosos, não só no Fundo Amazônia como também em outras cooperações”, declarou Alckmin após reunir-se com Kerry no Itamaraty, em Brasília.



O vice-presidente não especificou se a eventual cooperação financeira seria oferecida no âmbito do Fundo Amazônia, criado com doações da Noruega e da Alemanha e destinado a financiar ações contra o desmatamento na floresta tropical.

A possível participação dos EUA no fundo, que tem atualmente cerca de 1 bilhão de dólares, ainda deve ser aprovada pelo Congresso americano, mas Alckmin sugeriu que a cooperação bilateral também poderia incluir outras áreas.


O desmatamento da Amazônia já bateu recorde para o mês fevereiro, segundo dados do sistema de alerta divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) nesta sexta-feira (24). Os números da devastação devem ainda subir, pois o recorde foi batido antes do fim do mês.

Segundo os dados do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), até o dia 17 de fevereiro foram desmatados 209 km² de floresta. Essa já é a maior marca registrada desde o início da série histórica, em 2015, e corresponde a mais de 29 mil campos de futebol.


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas