Declaração foi feita pelo ex-secretário executivo da SSP durante depoimento na CPI da Câmara Legislativa
Por Misto Brasília – DF
O ex-secretário executivo da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, delegado da Polícia Federal Fernando Oliveira, disse que o plano de segurança do dia 8 de janeiro não foi colocado em prática. Ele estava no cargo há três dias e disse que não cabia a ele o planejamento operacional, mas à Polícia Militar.
A declaração foi feita hoje (02), durante depoimento à CPI dos Atos Antidemocráticos na Câmara Legislativa. O depoimento ainda continua no plenário da CLDF, que está sendo transmitido ao vivo na homepage do site Misto Brasília.
Na próxima semana, os membros da CPI querem ouvir o ex-secretário de Segurança Pública, Anderson Torres. Ele continua preso numa das unidades da Polícia Militar. O pedido de relaxamento da prisão foi negada ontem pelo Supremo Tribunal Federal.
A presença dele na comissão de investigação depende de uma autorização do STF.
Também na próxima semana, dia 9, deverá acontecer o depoimento da ex-subsecretária de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública do DF Marília Ferreira Alencar. Foi ela quem alertou que o efetivo previsto para aquele domingo estava muito abaixo das necessidades.
Naquela semana, a maioria dos comandantes dos quarteis estava em férias. Num dos despachos entre as cadeias de comando da PM, o coronel que comandava o batalhão próximo ao Plano Piloto convocou no sábado (07/01) somente para às 15 horas, quando o prevista era para às 8 horas.


