Esta foi sua primeira indicação ao Oscar e vitória depois de uma carreira venerada que alternou entre papéis
Michelle Yeoh ganhou o Oscar de melhor atriz na cerimônia de domingo à noite por seu papel como esposa, mãe e dona de lavanderia sitiada, cuja vida vira de cabeça para baixo quando ela é jogada em múltiplos universos paralelos no sucesso de gênero de A24, Everything, Everywhere All at Once.”
Leia – lista dos vencedores do Oscar 2023
A vitória faz dela a primeira estrela asiática a ganhar o prêmio de melhor atriz nos 95 anos de história do Oscar, registra o site do The New York Times.
“Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo assistindo esta noite, este é um farol de esperança e possibilidades”, disse ela ao aceitar seu prêmio. “Esta é a prova de que os sonhos – sonhe grande, e os sonhos se tornam realidade. E senhoras, não deixe ninguém dizer que você já passou do seu auge. Nunca desista.”
Esta foi sua primeira indicação ao Oscar e vitória depois de uma carreira venerada que alternou entre papéis de muita ação (“Crouching Tiger, Hidden Dragon”) e performances de autocontenção real (“Crazy Rich Asians”). Esta noite, ela venceu Andrea Riseborough (“To Leslie”), Cate Blanchett (“Tar”), Michelle Williams (“The Fabelmans”) e Ana de Armas (“Blonde”).
A maior competição de Yeoh veio de Blanchett, que ganhou o troféu de melhor atriz no BAFTA, mas viu seu caminho para o círculo do vencedor se estreitar após a vitória histórica de Yeoh no SAG Awards, onde ela se tornou a primeira estrela asiática a ganhar o prêmio de melhor atriz da guilda por um filme.