Os mercados externos avançam com alívio na crise bancária e é esperado o arcabouço fiscal
Por Misto Brasília – DF
O Ibovespa abre a semana em alta rondando os 100 mil pontos. Às 10h21 opera com alta de 0,91%, aos 99.729,06 pontos, com altas na maioria dos setores. Petrobras e Vale avançam, assim como os grandes bancos, construtoras, petroleiras juniores, companhias aéreas e varejistas.
Os mercados externos avançam com alívio na crise bancária, enquanto no Brasil a grande expectativa é pelo anúncio de detalhes do arcabouço fiscal, já que o presidente Lula não viajou à China, e pode dar detalhes das regras fiscais ainda esta semana.
O dólar cai a R$ 5,229, enquanto os juros futuros oscilam por toda a curva, sem grandes amplitudes no momento. O Boletim Focus de hoje trouxe projeção mais baixa da inflação para 2023, mas mais alta para o PIB, de acordo com análise do Infomoney.
O diretor de política monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, foi exonerado do cargo na sexta-feira (24). A saída foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (27).
O mandato de Fernandes havia terminado no final de fevereiro, mas ele seguia como interino até a escolha de seu substituto. Até o momento, não foi nomeado nenhum substituto para o cargo.
Além do cargo de diretor de política monetária, também está em aberto o de diretor de Fiscalização, anteriormente ocupado por Paulo Souza.
Diretores e presidente do Banco Central participam do Comitê de Política Monetária, órgão que define e taxa de juros do País. O índice vem sendo criticado pelo presidente Lula (PT) e aliados, informou a Carta Capital.