Entre o ano passado e o fim de 2023, devem ser plantadas no Distrito Federal mais 60 mil mudas de árvores
Por Misto Brasília – DF
O Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da Novacap. vai priorizar a manutenção das áreas verdes com a chegada do período de seca. Nos meses de outubro, novembro e dezembro foi priorizado o plantio de novas mudas de árvores.
As cinco regiões administrativas que mais receberam mudas foram o Park Way (7.937), Sobradinho (6.654), Plano Piloto (4.696), Riacho Fundo II (4.661) e Santa Maria (3.657). O Distrito Federal possui atualmente 5,5 milhões de árvores plantadas.
Até o final desse ano, devem ser plantadas 60 mil mudas, segundo a assessoria da Novacap, que leva em consideração o biênio que começou no ano passado.
Entre outubro a abril, as chuvas frequentes e a umidade do solo proporcionaram condições para o crescimento e enraizamento das mudas, aumentando as chances de sobrevivência e estabelecimento das plantas no ambiente.
“O inventário florestal não é uma tarefa simples; necessita de muita mão de obra e recursos”, garante o diretor de Parques e Jardins, Raimundo Silva.
“As árvores purificam o ar, oferecem sombra, abrigam a fauna, atenuam a luminosidade excessiva, melhoram a umidade do ar, reduzem a ação dos ventos, diminuem ruídos e impactos sonoros e proporcionam conforto ambiental”, ensina.