Ícone do site Misto Brasil

Acordo vai agilizar a inclusão digital nas escolas

Celular mãos trabalho Misto Brasília

Usuário da internet que se utiliza de celular para o lazer e trabalho/Arquivo/TMLD

Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações financiará a parceria entre a Unicef e o ministério

Por Misto Brasília – DF

O Ministério das Comunicações e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) formalizaram ontem (10) um acordo para que crianças e adolescentes tenham acesso à internet. O objetivo é agilizar a inclusão digital desses jovens e também das escolas.



O Programa Wi-Fi Brasil tem R$ 3,1 bilhões destinados para financiar esse tipo de parceria. São recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para a área e a execução dos compromissos firmados por meio do leilão do 5G.

“Vamos gerar emprego, renda e, principalmente, fazer a diferença na vida das pessoas. Essa parceria com o Unicef é muito importante e vai ajudar o Ministério das Comunicações a alcançar esse objetivo”, comentou o ministro Juscelino Filho.

A exclusão digital aumenta as exclusões a que meninas e meninos de comunidades vulneráveis e de difícil acesso estão expostos.



“A assinatura do memorando com o Ministério das Comunicações é um passo importante para avançarmos na inclusão digital”, disse o representante da entidade, Youssouf Abdel-Jelil.

O acordo possibilitará também o início de um plano de trabalho com o Projeto GIGA no Brasil para geolocalizar escolas e monitorar a qualidade do acesso à internet das escolas em tempo real, possibilitando estimar com precisão lacunas e custos de conectividade, o que contribui para o planejamento governamental na área.



Sair da versão mobile