O grupo de 217 deputados e senadores tem o apoio da estatal Eletronuclear, que opera as usinas nucleares no Brasil
Por Misto Brasília – DF
Nova frente parlamentar mista foi lançada nesta terça-feira (18) e o objetivo é defender a energia nuclear. O grupo de 204 deputados federais e 13 senadores tem como principal objetivo representar os interesses da estatal Eletronuclear, que opera as usinas nucleares brasileiras.
No lançamento da frente da energia nuclear no Congresso Nacional, também foram apontados interesses globais, como o apoio aos líderes e associações comerciais nucleares, que têm emitido declarações conjuntas para pedir aos governos do G7 que apoiem a operação de longo prazo das usinas nucleares.
Nesta lista estão a Associação Nuclear Canadense, o Fórum Industrial Atômico do Japão, a Nucleareurope, o Nuclear Energy Institute dos EUA e a Associação da Indústria Nuclear do Reino Unido. As entidades assinaram uma declaração conjunta durante o Fórum de Energia Nuclear em Sapporo, no Japão.
Segundo informou a assessoria da Eletronuclear, a energia nuclear é considerada como uma opção viável e sustentável para fortalecer o desenvolvimento das nações, garantir a segurança energética e contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
O Brasil conta com três instalações do tipo. Elas fazem parte da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), um complexo localizado na cidade de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, que abriga as usinas Angra 1 e 2, operando a plena capacidade. Angra 3, a terceira usina, ainda está em construção.