Durante a declaração conjunta houve promessa de abertura de um escritório da ApexBrasil
Por Misto Brasília – DF
Neste sábado (22), o governo Lula assinou com o governo lusitano 13 acordos nas áreas de educação, justiça, energia, ciência e tecnologia, geologia, produção audiovisual, turismo, cinema, saúde e direitos humanos.
Um dos mais importantes é o que prevê a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil aos de Portugal. A medida vai tornar menos burocrático o processo de reconhecimento de diplomas de brasileiros que vão estudar ou trabalhar em Portugal.
Ao mesmo tempo, durante a declaração conjunta com o premiê português, António Costa, o presidente Lula da Silva prometeu a abertura de um escritório da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) em Lisboa, segundo a revista Veja.
As duas autoridades também comentaram sobre os últimos anos das relações Brasília e Lisboa. Para Costa, o encontro significou que “viramos uma página“.
“Depois de 7 anos de interrupções, retomamos a Cimeira Luso-Brasileira“, comemorou. Lula ressaltou a importância de se fazer política com olho no olho e aperto de mão.