Nesta terça-feira, representantes do sindicato devem se encontrar à tarde com o vice-presidente Geraldo Alckmin
Por Misto Brasília – DF
Representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região estarão em Brasília, nesta terça-feira (09). A categoria quer uma solução para a crise na Avibras Indústria Aeroespacial, em Jacareí (SP).
A situação coloca em risco o emprego de 1.400 trabalhadores. Os dirigentes sindicais se reunirão, às 16 horas, com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Boa parte da produção da empresa (80%) é exportada.
O sindicato também busca um um encontro com o presidente Lula da Silva para abertura de discussão sobre o futuro da principal fabricante de materiais bélicos pesados do país.
Em março, o Sindicato enviou uma carta ao presidente, solicitando reunião, mas não houve retorno.
No encontro com Alckmin, o sindicato vai cobrar do governo federal medidas efetivas para impedir a venda da Avibras para grupos estrangeiros e dar início ao processo de estatização, como única forma de manter a empresa a serviço dos interesses nacionais.
A Avibras, reconhecida e certificada como estratégica pelo Ministério da Defesa, está em recuperação judicial e desde outubro não paga os salários a seus funcionários.