O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também conversou com o presidente italiano Sergio Mattarella
Por Misto Brasília – DF
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegou a Roma neste sábado (13), onde se encontrou com seu homólogo italiano, o primeiro-ministro da Itália e o papa Francisco.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversou com o presidente italiano Sergio Mattarella sobre “a guerra e a importância da vitória da Ucrânia” no sábado, de acordo com o chefe de gabinete de Zelensky, informou a CNN News.
Zelensky então chegou ao Vaticano para se encontrar com o Papa Francisco, onde os dois discutiram a situação humanitária e política na Ucrânia causada pela guerra em curso, disse o Vaticano. Durante o encontro, o Papa garantiu “sua oração constante” pela paz e destacou a necessidade de “gestos humanos” para com as vítimas da guerra.
O encontroe entre #PapaFrancisco e #Zelensky durou 40 minutos, durante o qual foi tratada a situação humanitária e política da #Ucrânia provocada pela guerra em andamento. pic.twitter.com/AFgQfN4IfP
— Vatican News (@vaticannews_pt) May 13, 2023
E depois do que a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni descreveu como uma reunião “longa e frutífera” com Zelensky, ela prometeu apoio inabalável à Ucrânia e disse que a Itália está pronta para apoiar sua parceria com a OTAN.
Quando questionado posteriormente pela mídia italiana sobre a tão esperada contra-ofensiva contra as tropas russas, Zelensky disse que “acreditamos na vitória e acreditamos que os primeiros passos importantes serão dados em breve.”
Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas e outras duas foram hospitalizadas na região ocidental de Khmelnytskyi, na Ucrânia, após ataques russos na manhã de sábado, de acordo com o vice-chefe da administração militar regional.
A Força Aérea Ucraniana disse hoje que 17 dos 21 drones russos foram interceptados durante a noite por seu sistema de defesa aérea. E na cidade oriental de Kostiantynivka, duas pessoas foram mortas, incluindo uma menina de 15 anos, e outras 21 ficaram feridas como resultado do bombardeio russo, disse a Procuradoria Regional de Donetsk em uma postagem no Telegram.