Fumio Kishida expressou apoio à candidatura brasileira a anfitrião da Conferência Climática COP30
Por Misto Brasília – DF
O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, anunciou neste sábado (20), num encontro com o presidente Lula da Silva, que iniciará o processo para aprovar a isenção de vistos de curta duração para portadores de passaporte comum do Brasil.
Os dois líderes reuniram-se durante cerca de uma hora na cidade de Hiroshima, no oeste do Japão, para onde Lula viajou para participar de várias reuniões da cúpula de líderes do G7 e países convidados, entre eles o Brasil, de acordo com a Agência DW.
No encontro, Kishida disse também que irá aprovar um empréstimo no valor de cerca de 30 bilhões de ienes (cerca de R$ 1 bilhões) para apoiar o sistema de saúde brasileiro e outros setores.
Ele também expressou apoio à candidatura brasileira a anfitrião da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP30), em 2025.
Lula e Kishida também discutiram a situação na Ucrânia e no leste da Ásia e concordaram em coordenar as suas ações no Conselho de Segurança das Nações Unidas, do qual ambos são atualmente membros não permanentes.
Lula terá ainda encontros bilaterais com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e com o presidente da Indonésia, Joko Widodo. Na sexta-feira, encontrou-se com o primeiro-ministro da Austrália, Anthony Albanese, divulgou a Agência Lusa.