Alemanha recruta profissionais de saúde do Brasil

Médicos atendimento Iges-DF
O instituto abriu um novo processo seletivo simplificado e com entrevistasl/Arquivo
Compartilhe:

Há falta de pessoal nos hospitais alemães e alguns brasileiros já descobriram como fazer a transição

Por Oliver Pieper – RJ

Como é trabalhar na área de cuidados de saúde na Alemanha? O que eu preciso saber antes de procurar um emprego? Que nível de conhecimento do idioma alemão eu preciso ter?

Perguntas desse tipo vêm aparecendo com frequência no Facebook, Instagram e principalmente num grupo do WhatsApp em franca expansão.



A carioca Thaiza Maria Silva Farias é capaz de responder dormindo às dúvidas de seus compatriotas sobre o assunto. Enfermeira formada, que veio para a Alemanha em outubro de 2016 e logo passou a trabalhar na sala de operações de uma clínica da cidade de Darmstadt, ela é uma espécie de pioneira no campo.

Ao constatar a falta de pessoal nos hospitais alemães e seu impacto diário sobre os pacientes, em 2022 ela decidiu usar sua experiência para criar o Nursewelt (“Mundo da/os Enfermeira/os), com o fim de incentivar seus colegas brasileiros a virem para a Alemanha.



Ao que tudo indica, a agência de recrutamento tem todo potencial de êxito, pois preenche uma lacuna de mercado que aumenta a cada ano. “Posso ajudar profissionalmente as candidatas e candidatos. Por outro lado, sei exatamente quem é necessários nas clínicas da Alemanha”, afirma Farias.

Assim, no que diz respeito a enfermagem e outros cuidados, Brasil e Alemanha parecem ser o par perfeito. Pelo menos assim pensa o ministro alemão do Trabalho, Hubertus Heil, que em junho visitará o país juntamente com a chefe da pasta do Exterior, Annalena Baerbock.

(Oliver Pieper trabalha na Agência DW)


Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas