A ideia foi apresentada pelo presidente lula da Silva durante a Cúpula do Sul em Brasília
Por Misto Brasília – DF
O presidente do Uruguai, Luís Lacalle Pou, disse nesta terça-feira (30) durante a Cúpula do Sul em Brasília, que é contra o relançamento da Unasul e rejeitou a menção à Venezuela no rascunho do encontro de líderes que acontece em Brasília.
Lula da Silva inaugurou ontem (30) em Brasília a cúpula de presidentes sul-americanos intitulada Cúpula do Sul, na qual pediu o renascimento da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para avançar na integração dos países sem ter que começar do zero, registrou a Sputnik.
O líder uruguaio se posicionou contra a criação de um organismo semelhante à Unasul ou à retomada do órgão. Segundo o uruguaio, esse tipo de fórum estimula “clubes ideológicos”.
“Como diriam no Brasil: chega de instituições, basta de instituições. Saímos da Unasul, imediatamente recebemos o convite do Prosur (Fórum para o Progresso da América do Sul) e dissemos que não, porque senão acabávamos entrando em clubes ideológicos, aqueles que têm um caminho e uma continuidade desde que correspondamos às ideologias. Tem gente aqui que não concorda com a Unasul, levanto a mão”, disse Lacalle Pou.
Entretanto, Lacalle Pou pediu aos líderes sul-americanos que usem os mecanismos e instituições existentes.
“Devemos parar com essa tendência de criar organizações, vamos às ações”, argumentou o presidente acrescentando que os governos devem se coordenar para abordar “questões específicas”.
“Em relação às organizações, temos o Mercosul. Muitos sabem que nossa posição não é de satisfação com o que tem feito” e citou a Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), a qual acredita “que está sendo desperdiçada”.