A batalha entre mouros e cristãos têm origem no século 19 no Brasil e não era realizada há 17 anos em Luziânia
Por Misto Brasília – DF
A cavalhada, que tem origem no século 19, foi resgatada neste sábado (03), em Luziânia, a maior município do Entorno do Distrito Federal.
O Circuito das Cavalhadas reúne 13 municípios num esforço para resgatar a história popular que começou no Brasil no Arraial de Santa Luzia, agora Luziânia, de acordo com anotações do botânico e naturalista francês August Saint Hilaire. É uma celebração portuguesa tradicional que teve origem nos torneios medievais.
Luziânia foi o terceiro município a receber o Circuito das Cavalhadas, que tem o apoio da prefeitura e do governo de Goiás. Começou no dia 27 de maio e vai até dia 15 de outubro.
As cidades de Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá e Pirenópolis realizaram o evento em maio. Em Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás e Crixás, a festa será em junho. A novidade este ano é o ingresso de Luziânia, também neste mês.
A apresentação em Santa Terezinha de Goiás será em julho. Em Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás, as batalhas ocorrem em setembro. A cidade de Goiás, primeira capital do estado, fecha o circuito no mês de outubro.
“As encenações das Batalhas entre mouros e cristãos já não era realizada na cidade há 17 anos e me sinto grato por ter feito parte deste resgate de nossa tradição, história e cultura”, lembra o secretário de Educação, Tiago Machado.
“Uma alegria imensa poder resgatar esta tradição que ficou tantos anos adormecida”, completou o prefeito de Luziânia, Diego Sorgatto .