Ocupação irregular do solo e mudanças climáticas contribuem para o surgimento desses animais
Por Misto Brasília – DF
Os casos de picadas de escorpiões aumentaram em 45% neste ano no Distrito Federal. Entre janeiro e maio, houve 1.134 ocorrências, segundo informou a Secretaria da Saúde.
No mesmo período de 2022, foram registrados 780 acidentes. De acordo com a Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival), foram feitos 899 chamados para captura de escorpião entre janeiro e maio de 2022, enquanto no mesmo período deste ano o número já chegou a 1.222, um aumento de 35%.
“De modo geral, tem crescido bastante o número de casos nos últimos anos não só no DF, mas no país inteiro”, disse o biólogo Israel Moura.
Pontos como a ocupação irregular do solo e mudanças climáticas contribuem para o surgimento de escorpiões e, consequentemente, para o aumento no número de acidentes.
Escorpiões costumam se esconder em ambientes escuros e úmidos durante o dia. À noite, saem em busca de alimentos, principalmente baratas. É importante manter a moradia e os quintais sempre limpos e sem entulho, além de combater a proliferação de baratas e fazer faxinas frequentes atrás de móveis e eletrodomésticos, dando atenção especial a sofás, camas, roupas e sapatos.
A Secretaria da Saúde disponibiliza os serviços do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), por meio dos números 0800 644 6774 ou 0800 722 6001. As equipes auxiliam com informações sobre os primeiros cuidados, conferiu a Agência Brasília.