O levantamento do IBGE mostra que 94,1% das residências urbanas do DF possuem ligação na rede de esgoto
Por Misto Brasília – DF
O Distrito Federal está entre as unidades da federação com melhor índice de domicílios urbanos ligados à rede de esgoto e com rede geral de água como principal forma de abastecimento, e com disponibilidade diária de água em 2022.
As melhores performances no quesito esgoto são de São Paulo, Distrito Federal, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No tópico água, os estados em destaque são Distrito Federal, Santa Catarina e Roraima. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O levantamento mostra que 94,1% das residências urbanas do DF possuem ligação na rede de esgoto. A pesquisa aponta que 97,7% dos domicílios urbanos da capital do país têm a rede geral como principal forma de abastecimento de água.
Os índices são muito maiores do que o percentual médio brasileiro de domicílios urbanos ligados à rede geral coletora de esgoto em 2022, que foi de 78%.
Para o presidente da Caesb, Pedro Cardoso, a pesquisa retrata a realidade dos serviços prestados pela Companhia à população.
“O corpo técnico da Caesb trabalha continuamente para entregar o melhor serviço de saneamento e água com a melhor qualidade e continuidade. Prova disso é que a empresa alcançou os níveis de universalização previstos no Novo Marco Legal do Saneamento Básico com 13 anos de antecedência”.
A Caesb atende mais de 3 milhões de habitantes, captando água de cinco subsistemas produtores, constituídos por captações superficiais e subterrâneas, abastecendo 99% da população. Em 2022, a Companhia produziu 258.310,66 milhões de metros cúbicos de água, segundo informou a assessoria de imprensa.