O governador Ibaneis se ausentará por cinco dias por conta de uma viagem que fará Portugal e depois vai tirar férias de 20 dias
Por Misto Brasília – DF
A vice-governadora Celina Leão (PP) assume o comando do governo do Distrito Federal por duas vezes em 30 dias. No sábado (24), o governador Ibaneis Rocha (MDB) viaja para Portugal em companhia do secretário de Planejamento Ney Ferraz.
Os dois gestores participam do XI Fórum Jurídico de Lisboa, patrocinado pelo Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), ligado ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes.
O evento reunirá acadêmicos, juristas, autoridades e representantes da sociedade civil organizada do Brasil e da Europa para debates sobre governança e constitucionalismo digital.
Ibaneis e Ney Ferraz retornam na próxima quinta-feira (29), de acordo com informações do próprio secretário.
No dia 6 de julho, Ibaneis se ausenta novamente do governo por 20 dias. A previsão de retorno das férias do governador é no dia 20 de julho. Nesse período, não é necessário a autorização da Câmara Legislativa do Distrito federal.
A autorização é exigida apenas em ausências que ultrapassam a um mês.
Celina Leão esteve nesta tarde e noite no Senado Federal para acompanhar a votação do novo arcabouço fiscal. A vigilância também da bancada federal é por conta da inclusão no teto de gastos do Fundo Constitucional, que prejudica o repasse de recursos para o Distrito Federal a partir de 2025.
O relator Omar Aziz (PSD-AM) retirou do texto aprovado pela Câmara esse dispositivo previsto no artigo 14, mas é necessário a aprovação do plenário. Para Celina Leão, o retorno para a Câmara Baixa não deve mudar esse posicionamento, mas sugere que o acompanhamento é fundamental na votação prevista para depois de 4 de julho.


