Agência do Canadá investiga acidente com submersível

Submarino turístico desaparecido Misto Brasília
Detalhe do submarino turístico desaparecido desde domingo/ABACA/picture alliance
Compartilhe:

Os Estados Unidos também investigarão o caso do Titan, disseram as autoridades na sexta-feira

O Canadá anunciou que iniciou uma investigação sobre o acidente com o submersível Titan, que implodiu no domingo, quando descia as águas do Atlântico norte até os destroços do Titanic, provocando a morte dos cinco ocupantes.

A apuração será realizada pelo Escritório de Segurança do Transporte do Canadá (TSB na sigla em inglês), uma agência independente que investiga rotineiramente acidentes aéreos, ferroviários, marítimos e oleodutos. No entanto, não atribui culpa nem determina responsabilidade civil ou criminal.

Em um comunicado, o TSB indicou que, por ser a autoridade responsável pelo navio-mãe do submersível, “realizará uma investigação de segurança sobre as circunstâncias da operação realizada pelo navio de bandeira canadense Polar Prince”.

Os Estados Unidos também investigarão o caso do Titan, disseram as autoridades na sexta-feira, depois de encontrar detritos que indicavam uma “implosão catastrófica da embarcação”.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA disse que se juntaria a uma investigação liderada pela Guarda Costeira dos EUA, que declarou a perda como um “grande acidente marítimo”.

As várias investigações destacam a jurisdição complexa e às vezes pouco clara sobre o incidente, que aconteceu em águas internacionais.

A empresa proprietária e operadora do Titan, a OceanGate Expeditions, está sediada nos Estados Unidos. De acordo com um documento vista pela agência de notícias Associated Press, o próprio submersível foi registrado nas Bahamas, informou a DW.

Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas

Assuntos Relacionados

DF e Entorno

Oportunidades





Informativo Misto Brasil

Inscreva-se para receber conteúdo exclusivo gratuito no seu e-mail, todas as semanas