Dois requerimentos foram apresentados, mas ainda não foram apreciados pelos membros da comissão que está sem atividades nesta semana
Por Misto Brasília – DF
Dois requerimentos de convocação do governador Ibaneis Rocha (MDB) aguardam votação na CPMI de 8 de janeiro. Os pedidos foram protocolados pelas deputadas Duda Salabert (PDT-MG) e Erika Kokay (PT-DF).
Os requerimentos apresentados em maio, poderiam ter sido votados nesta semana, mas os trabalhos na comissão foram suspensos em razão da força-tarefa de votação na Câmara dos Deputados.
Na justificativa dos requerimentos para a convocação do governador, é que ele nomeou o ex-secretário da Segurança Pública, Anderson Torres, apontado como um dos principais responsáveis pelo resultado da manifestação violenta. Anderson continua preso em domicílio, com o uso de tornozeleira eletrônica.
“O governador deveria conhecer o histórico do planejamento estratégico para segurança da região central de Brasília no dia das manifestações, bem como estava no seu campo de competências o controle das providências a serem tomadas em caso de descontrole dos manifestantes”.
Ibaneis foi afastado das funções logo após os atos pelo Supremo Tribunal Federal. Prestou depoimentos na Polícia Federal e alega que não teve responsabilidades sobre os atos. Ele reassumiu o cargo depois de 66 dias de afastamento.