A saída dos três ciclistas será na manhã de segunda-feira do distrito de Cavalcante, com retorno previsto na sexta-feira
Por Misto Brasília – DF
A aventura da quarta edição da expedição científica TransCerrado começa na segunda-feira (10). O trajeto de 420 quilômetros será percorrido de bicicleta por três cientistas para chamar a atenção para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e para o Cerrado.
A saída será em Cavalcanti, em Alto Paraíso, no Entorno do Distrito Federal, com chegada no distrito de São Jorge na sexta-feira (14).
O TransCerrado teve sua primeira edição em 2019, quando mais de 700 quilômetros foram percorridos de bicicleta, de Goiás Velho até o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
A expedição será realizada por Paulo Moutinho, pesquisador sênior do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Valderli Piontekowski, pesquisador e coordenador de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica no instituto, e Márcio Bittencourt, coordenador do grupo de ciclistas Rebas do Cerrado e especialista em navegação.
“O que esperamos é, através de uma aventura científica, encorajar as pessoas a conhecerem melhor o bioma e vivê-lo através do esporte ao ar livre”, afirma Paulo Moutinho.
O parque foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco e berço das águas do país.
O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro do país – e possui a biodiversidade mais rica do mundo – mas já perdeu mais da metade de sua vegetação nativa.
Apesar de ocupar 24% de todo o território nacional, apenas 1,7% do bioma está protegido por parques e áreas de conservação.